sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Yvan Benedetti - Nas notícias

Yvan Benedetti, o ex-Presidente do contestado movimento francês de Extrema Direita L’Oeuvre Française, agora dissolvido, é um dos oradores convidados para a “Conferência nacionalista” que se realiza a 10 de agosto, em Lisboa, e que contará com representantes de partidos e movimentos europeus, organizado pela Nova Ordem Social, o Partido nacionalista português que tem como Presidente Mário Machado.

“Bom dia, este pequeno vídeo para vos dizer que no próximo dia 10 de agosto estarei em Lisboa, a Pátria do saudoso Salazar”… é assim que Yvan Benedetti anuncia, em francês, numa mensagem vídeo divulgada pela Nova Ordem Social, que vai a Portugal.

Para já foram confirmados sete oradores, segundo informações da organização: Mário Machado, Josele Sanchez (Espanha), Adrianna Gasiorek (Polónia), Blagovest Asenov (Bulgária), Francesca Rizzi (Itália), Mattias Deyda (Alemanha) e Yvan Benedetti (França). O local da conferência ainda não é conhecido.

Originário da Córsega, Yvan Benedetti integrou a Europe-Jeunesse quando ainda era pequeno, o movimento escutista nacionalista, e durante muitos anos foi o braço direito de Pierre Sidos, o fundador do L’Oeuvre Française, o mais antigo movimento de Extrema Direita em França.

Yvan Benedetti esteve também no Front National, e era considerado próximo de Bruno Gollnish. Foi mesmo o coordenador da campanha que queria levar Bruno Gollnish à Presidência do Partido, contra Marine Le Pen. Aliás, foi eleito Conselheiro Municipal em Vénissieux com as cores do FN e foi até dirigente nacional do partido. Mas foi excluído em 2011 por ter dado uma entrevista onde declarava ser “antisionista, antisemita e anti-judeus”.

Voltou então para o L’Oeuvre Française e sucedeu a Pierre Sidos à frente deste movimento. No seguimento de irregularidades numa campanha eleitoral local, o Conselho de Estado decretou que Yvan Benedetti não pode voltar a candidatar-se a qualquer cargo político, e o L’Oeuvre Française foi dissolvido por decreto, por veícular mensagens violentas e racistas.

Yvan Benedetti integrou então o Parti Nationaliste Français, um partido que estava “adormecido” até 2015 e no ano passado integrou o movimento Gilets Jaunes e manifestou em França, tendo aliás tido alguma presença mediática. Já este ano, com 53 anos de idade, continua a declarar que a Shoah não existiu!

É este nacionalista, dos mais radicais dos nacionalistas franceses, que foi convidado por Mário Machado.

A Europol anunciou estar a acompanhar esta reunião de neonazis em Portugal. “A Europol devia-se preocupar é com os gangs de africanos que em números avassaladores, têm feito arrastões no centro das nossas cidades, nas praias, nos comboios, à porta das escolas. Vítimas destes ataques, são às centenas, e têm todas um denominador comum, são portugueses e brancos” diz uma nota do Nova Ordem Social.

O Nova Ordem Social é o novo partido de Mário Machado, que tinha fundado a Frente Nacional. Mário Machado, que tem uma cruz nazista tatuada no braço, já foi condenado várias vezes em Portugal. Este ex-militar da Força aérea, já passou vários anos na prisão, por extorsão, sequestro, posse ilegal de arma, coação agravada e ofensa à integridade física qualificada. Tem discursos radicais, mas tem vindo a estruturar o partido e a integrar movimentos internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário